SEGURANÇA





Rising PC Doctor 6.0.2.3


Defender seu computador das ameaças que rondam a internet é importante. Mais ainda é conseguir ter relatórios completos de quais partes estão mais sensíveis e vulneráveis dentro do seu sistema operacional.

Você pode até não saber, mas é possível que exista um bug no seu sistema e que provoca o mesmo erro todos os dias. Isso faz com que os seus logs de erro fiquem cheios e, quanto mais cheio, mais lento pode ficar o seu computador. E se esse problema não for diagnosticado logo, pode ser tarde demais.

Cuidar da saúde do seu computador é essencial para quem quer manter arquivos, fotos, documentos e qualquer outro tipo de informação pessoal em segurança e funcionando muito bem. Entretanto, é preciso saber que antes de começar a explorar sites de origem desconhecida e baixar qualquer tipo de conteúdo deles, você tem que ter um antivírus ou uma ferramenta que ofereça proteção à máquina.

O Rising PC Doctor é um software desenvolvido justamente para atender essas necessidades de segurança. O programa é capaz de detectar a presença de trojans, spywares, falhas no sistema; além de fazer limpeza de arquivos residuais com informações pessoais, controle de programas autoloaders (ou start ups) e várias outros recursos importantes para cuidar da saúde da sua máquina.

Para instalar o Rising PC Doctor você precisa fazer o download do programa de instalação. Depois concluído, execute-o. Durante a instalação haverá um momento em que você deve optar se deseja que o programa instale uma Barra de ferramentas no seu Internet Explorer.

Não possui-la não afetará o funcionamento do Rising PC Doctor. Continue a instalação normalmente seguindo as instruções do assistente. Depois de instalado, ele fica ativo em segundo plano na Barra de tarefas ao lado do relógio. Assim, o usuário mantém os controles do programa ativados conforme as necessidades de segurança e privacidade que ele tem.


Quando terminar, abra o software. Aqui estão algumas das principais ferramentas que vão simplificar (e muito) o seu dia a dia:

Encontra vulnerabilidades do seu sistema operacional

O Rising PC Doctor é capaz de encontrar eventuais falhas no seu Windows que você pode até não saber que existiam, mas são capazes de prejudicar o funcionamento do seu computador.

Elas podem acontecer caso você use senhas curtas para o acesso do usuário no logon do computador, várias contas de usuário com perfil “Administrador” e outras incidências que fazem o computador ficar mais lento. Às vezes estas vulnerabilidades podem gerar arquivos de erro que vão se acumulando e acabam prejudicando o sistema. Portanto, verifique e corrija estas falhas frequentemente.


Para verificar a existência delas, clique na aba “Common Functions” do Rising PC Doctor e em seguida clique em “Leaks” (Furos/Vazamentos). O programa identificará quais são os problemas e os apresentará em uma lista.

Para encontrar soluções para esses problemas, clique em “Setup”. Caso os “Leaks” encontrados sejam originários do próprio sistema, ou seja, você não teve nenhuma ligação com o acontecimento, podem ser corrigidos instalando os paths que a Microsoft disponibiliza em seu site.

Scan para spyware e trojans

Ter um bom antivírus é obrigatório para qualquer usuário. Nunca se sabe qual arquivo ou site estará infectado por uma dessas pragas virtuais. Portanto, fazer scans periódicos pode ajudar muito, além disso, manter o software atualizado é tão importante quanto tê-lo.

O Rising PC Doctor é um programa bastante forte para a varredura do sistema em busca de spywares e trojans. E vai muito além disso! Ele não fica restrito a buscas locais apenas – ele mantém a proteção do computador até quando você está navegando pela internet. Caso você tente baixar algum programa infectado, o Rising PC Doctor vai barrar a ação, impedindo que o arquivo entre no seu PC.

Limpa resíduos de informação pessoal do seu Windows

Todo tipo de ação que você executa no computador deixa um rastro. Em alguns casos até a digitação de senhas fica memorizada nos seus arquivos. Caso algum usuário mal-intencionado queira invadir o seu sistema e encontrar seus dados de contas pessoais na internet, fica fácil. Por isso, se você quer manter sua privacidade e segurança, limpe estes arquivos com frequência. Porque além de liberar um espaço bastante significativo no disco rígido, você evita que essas informações sejam usadas indevidamente.

Quando você visita sites, abre e fecha programas ou arquivos, acessa computadores em uma rede local e até mesmo deleta documentos um registro é feito e cada um representa um arquivo novo. Vistos isoladamente eles são leves, mas experimente ter uma pasta com muito mais de mil deles – o seu computador vai ter dores de cabeça! Arquivos como cookies guardam o seu trajeto pela internet assim como o histórico de navegação. Se você quer manter a privacidade em níveis elevados, delete-os.

Para visualizar estes registros clique em “Private Info” sob a aba “Common Functions” e marque as caixas dos registros que você deseja excluir do computador. Escolha com sabedoria, muitas vezes você pode precisar de uma senha ou outra que não lembra mais por ela estar gravada no seu navegador.

Diagnóstico de programas start up

Quando ligamos o computador, muitos programas começam a ser iniciados junto com o Windows. Estes são chamados de autoloaders ou start ups. Isso porque eles não precisam de uma ordem sua (clique duplo) para funcionarem. É bastante cômodo ter programas que começam sozinhos, mas ter muitos ou um que exija muito da memória do seu micro pode fazer com que o computador ligue muito devagar e funcione nesta mesma velocidade.

Com a demora, fica difícil ter acesso a programas pesados como editores de imagem, que consomem bastante memória. Portanto, veja quais deles são realmente necessários para você. Um antivírus ou um software de controle de bateria (no caso de notebooks) são importantíssimos e devem ficar sempre no modo “autoload”.

Para você verificar se programas que estão no seu computador são start ups, clique na aba “Expert Tools” e em seguida em “Start Up Control”. Dentro desta opção você vê outras abas com especificações de quando estes programas foram iniciados. Alguns acompanham o Windows desde quando o computador é ligado, outros a partir do logon apenas e ainda existem aqueles que são drivers, plug-ins e outros tipo de aplicativos.

Gerencie seus aplicativos

O Rising PC Doctor ainda oferece a ferramenta “Process Manager”, também na aba “Expert Tools”. Este recurso permite que você tenha controle dos programas que estão sendo executados neste exato momento no seu computador.

É bastante parecido com o Gerenciador de tarefas que o Windows oferece, mas possui o diferencial de citar se o programa é bom para o sistema ou não através de níveis de segurança. Quando aparecer “Known” (Conhecido) ao lado do nome do programa, significa que é seguro mantê-lo no seu computador. Caso esteja escrito “Unknown” (Desconhecido), fique atento, este programa pode causar problema.

KL-Detector v1.3


Utilize este programa para certificar-se de que suas atividades no computador não estão sendo registradas sem o seu conhecimento. Foi desenvolvido para detectar todos os tipos de keyloggers. No entanto, apenas detecta. Se algum keylogger for encontrado, você deverá utilizar outra ferramenta para remove-lo.

Roda em Windows 2000, XP


A-squared Free


Segurança hoje, em um mundo totalmente virtual, é uma necessidade. Pensando nisto é que este software foi desenvolvido. A-squared é um pacote completo para a proteção do seu computador. Ele protege não apenas de spywares, mas também detecta trojans, worms, backdoors, dialers (discadores), keyloggers e outras pragas destrutivas que fazem da sua navegação pela Internet um risco.

Processo de Varredura
Este software encontra e remove todo o tipo de pestes com segurança. O primeiro passo é uma busca na memória para detectar malware, seguido de uma busca no disco por todos os arquivos suspeitos. Atualmente há mais de 200.000 tipos de malwares conhecidos que podem ser removidos pelo A-squared Free.

Softwares Maliciosos
Backdoors:
Alguns programas maliciosos fornecem acesso à sua máquina a terceiros e por isso são perigosos. Um backdoor, ou porta dos fundos, quando instalado no seu computador, por exemplo, permite a tomada de controle do seu PC através de falhas de segurança que dão acesso ao sistema operacional.

Trojans:
O trojan leva este nome, que remete ao presente grego aos troianos, porque funciona camuflado, entrando na sua máquina fingindo ser algo que não é — liberando a porta para possíveis invasores. Por isso, trojans podem ser recebidos até mesmo por e-mail.

Keylogger:
Um keylogger é um tipo de malware que salva toda a atividade realizada por você no seu computador, armazenando as teclas digitadas, senhas, números de cartão de crédito, contas em bancos, enfim, informações confidenciais perigosíssimas se divulgadas por aí.

Worms:
O worm é um dos vírus mais irritantes, porque ao entrar no seu PC via e-mail, por exemplo, alastra-se pela sua lista de contato causando danos ainda maiores. Ainda por cima, ele infecta seu computador sem precisar de um programa hospedeiro, como outros softwares maliciosos.

Dialers (discadores):
Um dialer ou discador é um pequeno programa que muda o número de acesso a Internet, conectando o seu computador, por exemplo, a um provedor de Internet específico. O resultado pode ser desastroso: uma máquina-zumbi que distribui conteúdo inadequado ou até mesmo ilegal passando despercebida.

Spywares
Os spywares são um programa automático que rastreia informações do costume do usuário e transmite-as para alguma entidade externa, sem o seu consentimento. Este tipo de malware pode ser desenvolvido até mesmo por firmas comerciais, com a pretensão de monitorar hábitos da Internet.

O complemento ideal
A-squared Free é um complemento para o seu antivírus e seu firewall. Os softwares antivírus são especializados em detectar vírus clássicos e muitos deles têm fraquezas na detecção de softwares maliciosos (malwares) como trojans, discadores, worms, spywares e adwares. A-squared Free preenche a lacuna que os malwares exploram.

Colasoft Packet Builder 1.0


O construtor do pacote de Colasoft permite a criação de pacotes feitos sob encomenda da rede; os usuários podem usar esta ferramenta para verific sua proteção da rede de encontro aos ataques e aos intrusos. O construtor do pacote de Colasoft inclui uma característica de edição muito poderosa. Além do HEX comum que edita dados crus, caracteriza um editor de descodificação permitindo que os usuários editem os valores específicos do campo do protocolo muito mais fáceis. Os usuários podem igualmente editar a informação da descodificação em dois editores - descodifique o editor e o editor do Hex. Os usuários podem selecionar um do pacote fornecido do Ethernet dos moldes, do pacote do ARP, do pacote do IP, do pacote do TCP e do pacote do UDP, e mudam os parâmetros no editor do decodificador, no editor hexadecimal ou no editor do ASCII para criar um pacote.


Kerio Control whql 7.0.0


o Kerio control define um padrão mais elevado para gerenciamento de segurança da rede.

Symantec Security Check 

"O seu computador está realmente seguro? Certifique-se disso com esta ferramenta gratuita da Symantec."

Muitos programas de segurança instalados no computador nem sempre garantem a proteção do sistema. Poucos sabem que se utilizarmos programas com funções semelhantes — como antivírus, por exemplo — simultaneamente, acabamos tendo o efeito oposto ao desejado. Isso ocorre porque dois ou mais mecanismos de proteção trabalhando simultaneamente acabam entrando em conflito e afetando consideravelmente a eficácia de ambos.

Atualmente já existem algumas soluções capazes de evitar isso, sendo a mais comum a dos próprios instaladores, interrompendo o processo de instalação assim que um software conflitante é detectado no computador. Outro método é o do usuário procurar sempre instalar softwares que se complementem e não uma dúzia deles com o mesmo fim. Mas afinal, o que falta instalar em seu computador?

Uma ferramenta grátis

Para ajudar os usuários nisso, a Symantec — empresa desenvolvedora dos produtos Norton — criou um sistema on-line para verificar o nível de segurança da sua máquina, o Symantec Security Check. Essa ferramenta testa a vulnerabilidade do sistema e varre o computador em busca de ameaças. Todas as tarefas são realizadas no próprio Internet Explorer e são detalhadas passo a passo a você.

AVALIANDO O PC

Antes de tudo, deve-se lembrar que se trata de uma aplicação on-line. Portanto, surgirão alguns controles ActiveX que deverão ser instalados para a execução correta do Symantec Security Check.

A verificação de segurança, opção Security Scan, serve para descobrir o quanto o seu computador está protegido contra as ameaças virtuais. Para iniciá-la, você deve concordar com os termos e condições de uso exibido previamente ao scan. O processo de análise dura alguns minutos e você pode acompanhá-lo através de uma barra de progresso. Ao término, uma janela com as estatísticas da verificação será apresentada, com os quatro itens testados e as suas respectivas situações.

Descubra o quanto seu computador está protegido.

Legenda
# Ícone verde: o item está seguro.


# Ícone amarelo: presença de algum risco.


# Ícone vermelho: vulnerabilidade detectada.

Resultado da análise.

PROTEGENDO-SE

Hacker Exposure Check

É a vulnerabilidade das portas TCP do computador. Quando estas se encontram abertas, o sistema fica vulnerável a conexões desconhecidas, em outras palavras, estará suscetível a invasões por hackers. Tal problema pode ser resolvido com a instalação de um bom aplicativo firewall.

Windows Vulnerability Check

Este item reflete o quão o Windows está seguro em se tratando das informações do sistema, como a identificação da rede, por exemplo. Essas informações em mãos erradas poderiam, também, facilitar a invasão da sua máquina. É pouco provável que um computador apresente riscos nesse item, pois a maioria dos softwares antivírus cobre isso.

Trojan Horse Check

Mostra se o seu computador está protegido contra as mais comuns formas de acesso dos cavalos-de-tróia (trojans). Essas pragas são responsáveis por se infiltrar em seu computador e facilitar o acesso de pessoas com más intenções. Um bom antivírus aliado a um firewall já resolvem esse problema.

Antivirus Product Check

Esse último item verifica algo mínimo, mas que faz a diferença: a versão do seu software antivírus. De nada adianta ter um programa desatualizado. Novas ameaças surgem a cada instante e é crucial que o seu antivírus esteja preparado para barrá-los. A solução é simples: atualize-o.

Ferramenta antivírus.BUSCANDO AS PRAGAS

O Symantec Security Check oferece também um escaneamento gratuito do sistema para complementar ainda mais a análise. Clicando na aba Virus Detection, uma ferramenta antivírus varrerá os seus arquivos em busca de qualquer arquivo com código malicioso. O processo é um pouco mais demorado que o anterior, mas nada incomum. O escâner verifica não só o disco rígido como também a memória do PC. Assim que termina, um relatório com os resultados é apresentado.

Segurança nunca é demais

Como você deve ter notado, a utilização de apenas um software para cada fim aumenta, e muito, a segurança do seu computador. A equipe do Baixaki recomenda que os usuários tenham, no mínimo, um software antivírus, um anti-spyware, um firewall e uma ferramenta de limpeza para preservar a segurança e a estabilidade do computador. Depois de instalá-los, não esqueça de executar o Symantec Security Check novamente para ver se o sistema ficou realmente em segurança. Aproveite, é grátis!

Protect Me 4.33 Português

"Proteção total contra usuários que detonam o Windows!"
Tem coisa pior do que descobrir que seu micro deu pau só porque algum pentelho mexeu onde não devia?

Com o Protect Me você pode impedir a desconfiguração do Windows, proteger pastas e arquivos importantes, esconder suas músicas, textos, planilhas, e-mails e fotos, bloquear vírus, worms, trojans... e muito mais! É proteção total contra usuários que detonam o Windows!

Você passa a ter controle absoluto sobre o que os outros podem fazer no seu micro quando você não está vendo. Com alguns cliques do mouse você esconde suas pastas dos xeretas, impede o uso da Internet, evita a instalação de programas inúteis, garante sua privacidade e mantém todas as configurações intactas. Não importa o que os outros façam, seu micro vai estar sempre em ordem, pronto para uso, do jeitinho que você deixou!

Não existe outro software de proteção tão fácil de usar e ao mesmo tempo tão poderoso quanto o Protect Me. E o melhor: totalmente em Português e com a garantia e o suporte da Quartzo, empresa brasileira com 20 anos de experiência em segurança para desktops. Programa altamente recomendado pelo Baixaki!

O Protect Me é usado profissionalmente por milhares de clientes em 8 países, nos mais diversos ambientes: residências, empresas, universidades, colégios, escolas, prefeituras, órgãos militares e governamentais, cursos, centros de treinamento, cybercafés e muitos outros.

Tor 0.2.1.26

"Um pacote de ferramentas para organizações e pessoas que desejam segurança e anonimato na Internet."

Tor é um pacote de ferramentas para organizações e pessoas que desejam mais segurança na Internet. Usando ele, o tráfego de dados gerado por mensageiros instantâneos, IRC, navegadores, SSH e outros aplicativos que usam o protocolo TCP se torna anônimo. O Tor também fornece uma plataforma na qual os desenvolvedores podem construir novos aplicativos baseados no anonimato, segurança e privacidade.


A ferramenta tem por objetivo preservar o direito ao anonimato na Internet.


Como funciona

O tráfego é mais seguro ao usar Tor, pois as comunicações são ligadas através de uma rede distribuída de servidores, chamados roteadores onion (Onion Router), um projeto que visa a proteção e o direito do usuário de permanecer anônimo na Internet.

Ao invés de direcionar a rota da fonte para o destino, os pacotes de dados da rede Tor assumem um caminho aleatório através de vários servidores que cobrem os traços para que nenhum observador inoportuno saiba de onde vieram e para onde vão os dados. O propósito dessa tecnologia é proteger os usuários da Internet contra a "análise de tráfego", uma forma de monitoramento de rede que ameaça o anonimato e privacidade, atividades comerciais confidenciais e relacionamentos, além da segurança de Estado.

Interface gráfica e configurações

A interface gráfica do Tor chama-se Vidalia. Ela é instalada automaticamente e permite que o usuário acesse as configurações do Tor com facilidade.



Vidalia é o nome da interface que permite configurar tudo com facilidade.



Além disso, um complemento para o navegador Firefox permite habilitar/desabilitar a utilização do Tor durante a navegação, trata-se do Tor Button, que é gratuito e está incluído na instalação.

Análise de tráfego

A análise de tráfego -- também conhecida por traffic shapping -- é usada diariamente por corporações, governos e indivíduos que desejam manter um banco de dados do que fazem pessoas e organizações na Internet. Ao invés de procurar o teor das comunicações, a análise de tráfego rastreia de onde vêm e para onde vão os seus dados, assim como quando foram enviados e a quantidade.

Por exemplo, companhias usam a análise de tráfego para armazenar um registro de que páginas da Internet você visitou para construir um perfil dos seus interesses. Vamos supor que uma indústria farmacêutica use essa análise ao pesquisar um nicho de mercado, monitorando o website do concorrente para saber quais os produtos que lhe interessam. Uma lista de patentes pode ser consultada, rastreando todas as buscas feitas.

Uma das grandes vantagens é que o Tor dificulta a análise de tráfego ao evitar o rastreamento de dados online, permitindo que você decida se deseja se identificar ou não ao se comunicar. A segurança é aperfeiçoada enquanto mais pessoas se voluntariam a executar servidores. Parte do objetivo do projeto Tor é fazer um experimento com o público, ensinando as melhores saídas para obter privacidade online.

WinSetupFromUSB 1.0 Beta 6

"Aplicativo que permite a instalação de um sistema operacional Windows a partir de um dispositivo USB."

WinSetupFromUSB permite a criação de um boot para instalação de um sistema operacional Windows ou Linux a partir de um pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento USB.

A partir do arquivo de imagem ISO é possível criar um aplicativo de inicialização diretamente via USB, algo semelhante ao que ocorre com várias distribuições Linux, que podem ser instaladas diretamente do pendrive, sem a necessidade de instalação em um CD.

Do DVD para o pendrive
Quando você compra um Windows, ele vem em um DVD (a partir do Windows Vista) e você deve utilizá-lo para instalação do sistema operacional. Para utilizar o WinSetupFromUSB é preciso criar uma imagem do DVD, o que pode ser feito com um programa como o FormatFactory.

Configurações

Com o arquivo ISO, configure-o a partir do WinSetupFromUSB para transformá-lo em um disco inicializável. São várias as configurações possíveis, além de definir os ajustes do arquibo BOOT.INI, responsável pela inicialização do sistema operacional.

Instale o Windows a partir de um pendrive

Além disso, você pode formatar o disco USB, adicionar outros aplicativos, também por meio de arquivos de imagem. Vale ressaltar que o WinSetupFromUSB é capaz de transformar em discos inicializáveis tanto arquivos de imagem ISO do Windows quanto de distribuições Linux.

Recomendações

É importante verificar sempre o disco utilizado para essa tarefa. É altamente recomendável utilizar um disco vazio, pois caso contrário tanto o conteúdo do disco pode ser danificado e perdido quanto a criação do disco de instalação não ser completada com sucesso. Assim, sempre formate o disco antes de iniciar o processo.

Acronis Backup & Recovery 10

 
"Crie cópias de segurança compactadas dos seus arquivos e nunca mais perca nada."

Sabe quando você perde arquivos dos quais gostava e nunca mais poderá recuperar, porque alguém deletou permanentemente, ou porque o computador deu um problema que não tem como resolver?

Pois bem, esses arquivos não há mais como salvar. Mas você pode prevenir que essa desgraça aconteça novamente. O Acronis Backup & Recovery cria cópias de segurança de pastas ou discos inteiros e ainda os comprime, para que você possa armazená-los mais facilmente.

Ao clicar no link, preencha as informações obrigatórias. Você receberá a chave de segurança por email. O download e a instalação (durante a qual você deve usar a chave) são um pouco demorados, mas, após concluídos, o programa roda sem grandes demoras. Seguem algumas dicas para você a se achar no meio dos comandos em espanhol.

Criando cópias de segurança

Para criar sua primeira cópia de segurança, clique em “Realizar copia de seguridad”. Os campos em que está escrito “Obligatorio” tem o preenchimento compulsório. Em “Nombre del plan” (Nome da tarefa) escolha o nome do arquivo a ser criado.

Principais ações.

Em seguida vêm os dois campos mais importantes: “Qué incluir em la copia de seguridad” no qual você define quais arquivos devem ser copiados e “Dónde realizar copias de seguridad”, onde você define o destino do arquivo.

Na caixa “Esquema de copia de seguridad” você pode fazer um agendamento, para que o processo seja realizado mais tarde. Tarefas agendadas podem ser conferidas e alteradas clicando-se em “Tablero” (Quadro).

Clicando em “Cambiar” (Configurar) na caixa “Configuraciones” você altera algumas configurações mais avançadas. Elas não são, no entanto, imprescindíveis. Clique em “Aceptar” para iniciar a cópia.

Configurações avançadas.Recuperando cópias

Recuperar os arquivos também é muito fácil. Na tela inicial clique em “Recuperar” e na janela que surgir siga os seguintes passos: dê um nome à tarefa - mas somente se achar necessário - e no único campo “Obligatorio” escolha o arquivo que deseja recuperar.

Você já pode clicar em “Aceptar”, mas se quiser especificar ainda mais o arquivo a ser recuperado, escolha-o no campo “Contenido” (Conteúdo). Novamente você pode agendar a tarefa para mais tarde no campo “Cúando recuperar”. As configurações avançadas estão no mesmo lugar, caso você queira alterá-las.

Microsoft Security Compliance Manager 2.51

"Kit da Microsoft para definir linhas de base de segurança para sua empresa."

O Microsoft Security Compliance Manager é a evolução dos antigos Microsoft Security Compliance Management Toolkits. Agora, o aplicativo está incorporado em uma nova ferramenta que permite acessar e automatizar todas as linhas de base de segurança de sua organização em uma localização única e centralizada.

Donwload e instalação

Após o download, por tratar-se de um instalador, ao executar o aplicativo, ele automaticamente solicita sua autorização para que possa efetuar download dos outros componentes necessários para seu funcionamento. O processo pode ser longo, dependendo da velocidade de sua conexão com a internet.

Conteúdo do kit

O pacote providencia funções centralizadas para gerenciamento de linhas de base de segurança, um portfólio com diversas “baselines” da Microsoft que podem ser duplicadas para utilização em sua empresa. Além disso, ele também apresenta flexibilidade de personalização e importação de resultados de forma a acelerar o processo de gerenciamento de segurança em sua organização.

O objetivo do Microsoft Security Compliance Manager é auxiliar no planejamento, implantação, operação e gerenciamento de linhas de base de segurança para o Windows, tanto em versões cliente quanto servidor. Ele possibilita utilizar as configurações de segurança recomendadas pela Microsoft, bem como adicionar personalizações conforme política da empresa.

Interface do programa

Também é possível escolher entre diferentes formatos, incluindo XLS, Group Policy Objetcs (GPOs), Desirede Configuration Management (DCM) ou Security Contente Automation Protocol (SCAP) para exportar “baselines” personalizadas de forma a automatizar os processos de implantação e verificações de padrão.

Rising PC Doctor 6.0.1.83

"Proteja seu computador contra malwares e descubra eventuais ameaças ao sistema operacional!"

Defender seu computador das ameaças que rondam a internet é importante. Mais ainda é conseguir ter relatórios completos de quais partes estão mais sensíveis e vulneráveis dentro do seu sistema operacional.

Você pode até não saber, mas é possível que exista um bug no seu sistema e que provoca o mesmo erro todos os dias. Isso faz com que os seus logs de erro fiquem cheios e, quanto mais cheio, mais lento pode ficar o seu computador. E se esse problema não for diagnosticado logo, pode ser tarde demais.

Cuidar da saúde do seu computador é essencial para quem quer manter arquivos, fotos, documentos e qualquer outro tipo de informação pessoal em segurança e funcionando muito bem. Entretanto, é preciso saber que antes de começar a explorar sites de origem desconhecida e baixar qualquer tipo de conteúdo deles, você tem que ter um antivírus ou uma ferramenta que ofereça proteção à máquina.

O Rising PC Doctor é um software desenvolvido justamente para atender essas necessidades de segurança. O programa é capaz de detectar a presença de trojans, spywares, falhas no sistema; além de fazer limpeza de arquivos residuais com informações pessoais, controle de programas autoloaders (ou start ups) e várias outros recursos importantes para cuidar da saúde da sua máquina.

Para instalar o Rising PC Doctor você precisa fazer o download do programa de instalação. Depois concluído, execute-o. Durante a instalação haverá um momento em que você deve optar se deseja que o programa instale uma Barra de ferramentas no seu Internet Explorer.

Não possui-la não afetará o funcionamento do Rising PC Doctor. Continue a instalação normalmente seguindo as instruções do assistente. Depois de instalado, ele fica ativo em segundo plano na Barra de tarefas ao lado do relógio. Assim, o usuário mantém os controles do programa ativados conforme as necessidades de segurança e privacidade que ele tem.

Quando terminar, abra o software. Aqui estão algumas das principais ferramentas que vão simplificar (e muito) o seu dia a dia:

Encontra vulnerabilidades do seu sistema operacional

O Rising PC Doctor é capaz de encontrar eventuais falhas no seu Windows que você pode até não saber que existiam, mas são capazes de prejudicar o funcionamento do seu computador.

Elas podem acontecer caso você use senhas curtas para o acesso do usuário no logon do computador, várias contas de usuário com perfil “Administrador” e outras incidências que fazem o computador ficar mais lento. Às vezes estas vulnerabilidades podem gerar arquivos de erro que vão se acumulando e acabam prejudicando o sistema. Portanto, verifique e corrija estas falhas frequentemente.


Para verificar a existência delas, clique na aba “Common Functions” do Rising PC Doctor e em seguida clique em “Leaks” (Furos/Vazamentos). O programa identificará quais são os problemas e os apresentará em uma lista.

Para encontrar soluções para esses problemas, clique em “Setup”. Caso os “Leaks” encontrados sejam originários do próprio sistema, ou seja, você não teve nenhuma ligação com o acontecimento, podem ser corrigidos instalando os paths que a Microsoft disponibiliza em seu site.

Scan para spyware e trojans

Ter um bom antivírus é obrigatório para qualquer usuário. Nunca se sabe qual arquivo ou site estará infectado por uma dessas pragas virtuais. Portanto, fazer scans periódicos pode ajudar muito, além disso, manter o software atualizado é tão importante quanto tê-lo.

O Rising PC Doctor é um programa bastante forte para a varredura do sistema em busca de spywares e trojans. E vai muito além disso! Ele não fica restrito a buscas locais apenas – ele mantém a proteção do computador até quando você está navegando pela internet. Caso você tente baixar algum programa infectado, o Rising PC Doctor vai barrar a ação, impedindo que o arquivo entre no seu PC.

Limpa resíduos de informação pessoal do seu Windows

Todo tipo de ação que você executa no computador deixa um rastro. Em alguns casos até a digitação de senhas fica memorizada nos seus arquivos. Caso algum usuário mal-intencionado queira invadir o seu sistema e encontrar seus dados de contas pessoais na internet, fica fácil. Por isso, se você quer manter sua privacidade e segurança, limpe estes arquivos com frequência. Porque além de liberar um espaço bastante significativo no disco rígido, você evita que essas informações sejam usadas indevidamente.

Quando você visita sites, abre e fecha programas ou arquivos, acessa computadores em uma rede local e até mesmo deleta documentos um registro é feito e cada um representa um arquivo novo. Vistos isoladamente eles são leves, mas experimente ter uma pasta com muito mais de mil deles – o seu computador vai ter dores de cabeça! Arquivos como cookies guardam o seu trajeto pela internet assim como o histórico de navegação. Se você quer manter a privacidade em níveis elevados, delete-os.

Para visualizar estes registros clique em “Private Info” sob a aba “Common Functions” e marque as caixas dos registros que você deseja excluir do computador. Escolha com sabedoria, muitas vezes você pode precisar de uma senha ou outra que não lembra mais por ela estar gravada no seu navegador.

Diagnóstico de programas start up

Quando ligamos o computador, muitos programas começam a ser iniciados junto com o Windows. Estes são chamados de autoloaders ou start ups. Isso porque eles não precisam de uma ordem sua (clique duplo) para funcionarem. É bastante cômodo ter programas que começam sozinhos, mas ter muitos ou um que exija muito da memória do seu micro pode fazer com que o computador ligue muito devagar e funcione nesta mesma velocidade.

Com a demora, fica difícil ter acesso a programas pesados como editores de imagem, que consomem bastante memória. Portanto, veja quais deles são realmente necessários para você. Um antivírus ou um software de controle de bateria (no caso de notebooks) são importantíssimos e devem ficar sempre no modo “autoload”.

Para você verificar se programas que estão no seu computador são start ups, clique na aba “Expert Tools” e em seguida em “Start Up Control”. Dentro desta opção você vê outras abas com especificações de quando estes programas foram iniciados. Alguns acompanham o Windows desde quando o computador é ligado, outros a partir do logon apenas e ainda existem aqueles que são drivers, plug-ins e outros tipo de aplicativos.

Gerencie seus aplicativos

O Rising PC Doctor ainda oferece a ferramenta “Process Manager”, também na aba “Expert Tools”. Este recurso permite que você tenha controle dos programas que estão sendo executados neste exato momento no seu computador.

É bastante parecido com o Gerenciador de tarefas que o Windows oferece, mas possui o diferencial de citar se o programa é bom para o sistema ou não através de níveis de segurança. Quando aparecer “Known” (Conhecido) ao lado do nome do programa, significa que é seguro mantê-lo no seu computador. Caso esteja escrito “Unknown” (Desconhecido), fique atento, este programa pode causar problema.